sábado, 16 de agosto de 2008

Educar, uma questão de amor


Oi, mamães,

O assunto de hoje já foi abordado por mim outras vezes no blog, mas é um assunto que vai nos perseguir a vida toda, né? E, pelo que a minha mãe diz, as questões só vão mudar, mas sempre vão existir as dúvidas de como educar, de como impor limites, quando...

A Júlia está em uma idade em que precisa de limites, até porque ela não tem senso do perigo. Então, a primeira necessidade de limites já se impõe para a segurança física dela. Ela adora pular na cama, escalar as coisas, subir escadas, e cabe a nós ver se e até que ponto ela pode fazer o que deseja.

Mas além dos limites, a educação também tem outros aspectos. Por exemplo, agora que a Júlia está aprendendo a falar, estou insistindo que fale palavras como "obrigada", "de nada", "por favor"; sempre uso essas palavras na frente dela para servir como exemplo (quando ela não está perto também uso!), e agora estou destacando mais a importância disso.

Na questão da fala, tenho enfatizado outra coisa: não permito que ela fale mole, arrastado, choramingando, fazendo manha. Algumas pessoas podem até achar que ainda é cedo e que estou sendo dura, mas acho que é trauma. Eu tenho uma prima que falava mole quando criança, e quando cresceu, continuou falando assim, o que se tornou motivo de piada na família, e mesmo quando ela era criança, era irritante escutá-la falando. Então, quando a Júlia chega me pedindo alguma com aquela fala arrastada, cheia de manha: "Mamãaaaaae, quéeeeio cóooooio"; eu logo digo: "Assim, mamãe não entende o que a Júlia quer, vamos falar direito?"; aí falo com a voz firme: "Mamãe, quero colo", e ela repete, me imitando: "Mamãe, quéio cóio". Agora, nem preciso mais falar, é só dizer que não estou entendendo, que ela já repete a frase sem a manha.

Uma outra coisa que tenho ensinado à Júlia e que estou orgulhosa com os resultados é a arrumar o quarto. De novo, algumas pessoas podem achar cedo, mas não é, acredito que a organização seja uma coisa que se aprende desde pequeno, mas também sei que algumas pessoas têm uma tendência maior pra isso.

É claro que não faço da arrumação do quarto uma obrigação ou algo chato; muito pelo contrário, crio situações para que aquele momento se torne lúdico, prazeroso, e sempre ajudo. Por exemplo, quando as peças de encaixe estão jogadas pelo quarto, em determinado momento, digo: "Júlia, vamos guardar essas pecinhas que estão no chão?" E começo a guardar, uma por uma, sem pressa. Quando ela vem me ajudar na hora, elogio e fazemos brincadeiras tipo, ela coloca uma peça, eu coloco outra, e isso é sempre acompanhado de elogios e palmas (ela adora ser aplaudida!). Quando ela não vem na hora, começo a arrumar sozinha e a me auto-elogiar, falo de mim o que falaria para ela: "Nossa, como a mamãe é linda, tá arrumando tudo. Palmas pra mamãe!" Aí ela logo se interessa e vem me ajudar. Agora, percebo que ela já guarda algumas coisas sozinha, por exemplo, se encontra uma peça de encaixar fora do balde, vai até lá, abre o balde e guarda. Uma gracinha. Nunca precisei brigar com ela para fazer isso, é um momento em que ela aprende brincando.

Um outro aspecto que também faz parte de educar é a questão da hora de dormir e como dormir. Confesso que esse é uma aspecto que não posso me vangloriar muito. Gostaria muito que a Júlia aprendesse a dormir sozinha, sem precisar de mim ou do bico da mamadeira, também sei que só depende de mim ensinar, mas ainda não tive essa força de vontade.

Mas também não posso reclamar, o esquema da hora de dormir da Júlia não é dos piores, já escutei e li relatos muito piores.

Hoje em dia, está funcionando assim: quando chega a hora, ela logo demonstra que está cansada e começa a pedir para mamar. Então, deito com ela na minha cama, onde ela mama deitada bem pertinho de mim e brincando com o meu cabelo; às vezes faz questão da presença do pai também, e não sossega até que ele deite do outro lado. Quando ela pega no sono, eu a levo para o berço, onde dorme a noite quase toda. Ela não tem acordado de madrugada, quando acontece é só uma vez, lá pelas cinco da manhã, para mamar. Nesse momento, eu a levo para a minha cama, ali ela mama e volta a dormir, e eu também, por isso é muito comum eu não levá-la de volta para o berço e ela ficar na nossa cama até a hora de acordar, lá pelas oito.

Mas a maior questão é o horário de dormir. A Júlia não tem uma hora fixa para dormir, depende se ela tirou algum cochilo durante o dia ou não. Ela geralmente não dorme até a hora da saída da escola, vai direto, aí, na hora de voltar pra casa, ela está bem cansada e apaga. Na verdade, depende de como voltamos para casa. Se ela vem no carrinho, acaba dormindo, e quando chega em casa não acorda de jeito nenhum, nem "com reza brava", só acorda lá pelas sete e pouco, e depois só vai dormir pelas onze da noite. Se pegamos um táxi para voltar pra casa (uma corrida rápida de cinco minutos), ela não dorme, chega em casa animada, janta, brinca, e lá pelas oito já está implorando por uma mamadeira para dormir. Eu preferia que esse fosse o horário dela, mas não tem como voltar para casa todo dia de táxi, né? O meu bolso não agüenta. Quando estou de carro e ela vai na cadeirinha dela, às vezes dorme, às vezes não. Depende do trânsito e do cansaço dela.

Vocês têm alguma sugestão para que eu consiga regularizar a hora em que a Júlia vai dormir? Toda ajuda é bem-vinda! Não deixem de comentar os outros assuntos também, e se tiverem, deixem dicas de como lidar com algumas situações cotidianas. Os bons exemplos servem para serem imitados!

Ah, antes de terminar, viram como ela está linda na foto de vestidinho! Pronta para ir pra festa da amiguinha!

Beijos e até o próximo post.

11 comentários:

Unknown disse...

É muito bom quando podemos lidar com a palavra limite, como você mesmo disse tem mães que acha um absurdo ensinarmos certas coisas aos nossos filhos desde cedo, mas tenho absoluta certeza que se nós não fizermos desta forma quando eles tiverem maiores ficará muito mais difícil de administrar esses limites. Também sempre digo ao Pedro para guardar os brinquedos dele quando acabar de brincar, é lógico qua também dou aquela forcinha porque, senão, a preguiça vem e nada vai para o lugar que tem que ir.
Agora falando sobre o soninho de nossos anjinhos, eu já tenho uma hora fixa para o Pedro dormir (20:30H), pois como ele fica o dia todo na creche, quando chega em casa está exausto. As vezes se torna até engraçado, pois quando chega este horário e estamos na rua fazendo alguma coisa ele diz que está com sono e começa a se encostar na gente para dormir, mas em compensação no dia seguinte quando ele não está muito cansado às 07:00 da matina ele já está de pé.
Fica aqui um conselho, quando vc pegar a Júlia na escola faça de tudo para que ela não tire um cochilo, pois são esses pequenos cochilos que faz com que ela não pegue no sono logo, aí vc com certeza irá fazer com que ela durma sempre por volta das 20:00 ou 20:30 como vc queira.

Érika Kika disse...

Nossa Michele, eu comentei assim que entrei no blog, Como ela está linda com esse vestidinho!!!!

Unknown disse...

Oi, Michelle!
Ai essa história de limites, eu confesso que ando meio frouxa. Tenho q ficar me policiando para ficar firme com o Miguel(1a e 10m), mas ele aprendeu a dar uma risadinha sacana quando faz alguma besteira que a gente tem que se segurar para não cair na risada!
Eu sinto às vezes que tenho que ser mais firme com ele, e confesso que tenho dificuldades para isso. Às vezes fico meio perdida...
Quanto ao sono, eu sempre fui meio radical e não importava se o Miguel dava ou não sinais de cansaço, 19:30 eu já começava a rotina do sono: Banho, livrinho, mamadeira e cafuné no pé. Depois de 2 semanas seguindo esta rotina religiosamente, ele se acostumou de tal forma que se eu demoro um pouco mais para começar a rotina, ele mesmo vai para a porta da cozinha pedir a "dedeia". Esse período de 2 semanas foi porque eu li aquele livro de "Soluções para noites sem choro". Embora não tenha seguido todas as dicas e ainda não consiga fazê-lo dormir sozinho sem a mamadeira, essa dica da rotina seguida religiosamente por 2 semanas funcionou bem para mim.
Acho que esse negócio de sono é questão de rotina também. A gente mesmo quando vai dormir um pouco mais tarde do que o de costume fica meio moída no dia seguinte. Tente evitar esta sonequinha depois da creche e criar essa rotina no próprio quarto da Júlia para que ela também passe a gostar do seu quartinho. Para isso, inclusive você pode deixar a Júlia alguns momentinhos no bercinho e brincando com ela e alguns objetos que ela goste muito.
Espero que as dicas sejam úteis.
um grande beijo
Cristina

AnaCarraro disse...

Michele! A Júlia está linda! Tá uma moça com esse vestido...rs
Mas em relação a hora de dormir, nossa... parece que sou em quem estou escrevendo contando sobre Antônia. Só com uma diferença, ela ao invés de mamadeira para dormir, ainda mama no peito. Mas tb gostaria de ter mais horário, de ser uma coisa mais regrada essa hora do sono. Mas acredito que a tendência de quem tem uma vida com mais liberdade, que preza momentos de prazer com os filhos ao invés de regras e mais regras acaba tendo essas questões no caminho... como de ñ deixar nossas filhas 50 min no berço, chorando... até pegarem no sono, como algumas pessoas indicam que seja feito!
Achoque tu esta seper certa com a julia, gostei dessa coisa de tu ir juntando os brinquedos e se alto elogiadno... vou fazer isso tb...rs
Um grande bj
ana

Anônimo disse...

Oi Michele, estou passando por uns momentos difíceis com Elias. Ele parece muito mal educada às vezes, sem limites. Apesar de sempre colocarmos de castigo (pouquinho tempo) e sempre dizermos o que achamos bom ou ruim para ele...mas deve ser uma fase, espero. ser mãe é duro, mas bom demais...beijos querida de sua amiga ivna.
o blog está um show...

Mãe Esposa e Profissional disse...

Oi Michele,
Tenho uma menina de 1 ano e 5 meses e com relação ao horário de dormir, nunca tive muito problema pois como ela fica na creche o dia todo e lá quase não dorme volta pra casa cansada e o horário de dormir é entre 08:30 e 09:00hs - qdo não quer dormir neste horário eu deito com ela - apago as luzes e faço ela dormir (só que nestes dias muitas vezes, pego no sono também).
Com relação aos limites acho muito importante, também já ensino minha filha a guardar os brinquedos, sapatos - digo vamos brincar de guardar? e lá vamos nós guardar a bagunça.... ela vem me trazendo tudo que ficou espalhado e eu vou guardando nos seus devidos lugares.

Unknown disse...

Oi Michele,mudei o horario da creche do Alberto justamente por causa do sono. Ele ia na parte da tarde e dormia no carro na volta, o que bagunçava o hoarrio de dormir a noite.Passei pra manhã, pois ele geralmente tira um cochilo depois do almoço e daí posso colocá-lo pra dormir por volta das 21hs, o que acho um bom horário,já que acorda às 7 da manhã pra ir pra escola.Naõ seria interessante pra vc que a Julia fosse à escolinha pela manhã?? ´
Quanto a educação, tenho passado por uns apertos com o Alberto. Ele está numa fase de muita pirraça, e ele é super genioso, então comecei a colocá-lo no castigo, por alguns segundos, mas ele ainda não fica.E me desafia muito, faz várias vezes a pirraça até eu quase perder a paciência...é muito difícil!Mas tento sempre mostrar o certo e dizer que com pirraça não vai ganhar nada.Mas é impressionate como com a minha mãe ou a Dinda dele, ele é melhor, com pai e mãe...ele abusa mais! hehe
A Julia tá um encanto de vestido,uma princesa!Não vejo a hora de colocar esses vestidos lindos na Sofia que vai chegar daqui a 3 semanas...
Um beijo pra vcs 2.
Carol e Alberto

Flávia disse...

Oi Michele!

A Júlia está lindinha com esse vestido, uma princesinha!
A Larissa estava dormindo bem, mas como ficamos 3 semanas de férias...acabou a rotina e seu horário p/ dormir tb...viajei durante 5 dias com meu marido, ela ficou com a vovó, aí já viu, né! Depois viajamos com ela...e sabe como são férias...esta semana está sendo complicada...Mas hoje ela dormiu às 21:15. Espero que continue assim!

Beijos.

Unknown disse...

Michele,
como sempre a Julia ta linda, uma verdadeira mocinha!! Acho que a teimosia só pode ser da idade pq a Sophia ta igualzinha!! E limite é importante sempre, ate mesmo na idade delas!! Pq não??
Agora a frase favorita dela é: “não quer”,
Tudo para ela é “não quer” meu marido fala que ela olha para ele e já fala “não quer” que ele não agüenta mais!! hahahha
Bem falar da hora de dormir... o que é isso mesmo??
Brincadeiras a parte, ate hoje a Sophia (1 ano e 9 meses) ainda não dorme direito, ela ainda acorda algumas vezes durante a noite. Ela passa o dia todo na escolinha, e lá ela estava dormindo muito a tarde então decidimos deixa-la dormir só 2 horas por dia, quando ela chega da escola nos brincamos um pouco, assistimos um dvd (que ela adora), depois ela mama para dormir (8:30/9:00), ate ai vai tudo super bem, ela as vezes ainda pede para ir pra caminha dela, depois la para as 2 horas da manha começa o chororo.... e por ai vai... Por fim ela acorda as 6:00/6:30 com a corda toda!!! Bem eu confesso que tb não sei o que fazer para ela dormir melhor, eu estou tentando criar uma rotina e tento chegar na cama dela antes que ela desperte mesmo...
Ah! Quando ela chora as 5 da manha, eu a levo para minha cama!! Eu sei que tem muita gente que acha errado levar o filho para a cama dos pais... mas eu já relaxei... ate pq depois quem tem o dia todo de trabalho pela frente sou eu, e ela não vai querer dormir na minha cama para sempre!!
bjs

Unknown disse...

Michele,
como sempre a Julia ta linda, uma verdadeira mocinha!! Acho que a teimosia só pode ser da idade pq a Sophia ta igualzinha!! E limite é importante sempre, ate mesmo na idade delas!! Pq não??
Agora a frase favorita dela é: “não quer”,
Tudo para ela é “não quer” meu marido fala que ela olha para ele e já fala “não quer” que ele não agüenta mais!! hahahha
Bem falar da hora de dormir... o que é isso mesmo??
Brincadeiras a parte, ate hoje a Sophia (1 ano e 9 meses) ainda não dorme direito, ela ainda acorda algumas vezes durante a noite. Ela passa o dia todo na escolinha, e lá ela estava dormindo muito a tarde então decidimos deixa-la dormir só 2 horas por dia, quando ela chega da escola nos brincamos um pouco, assistimos um dvd (que ela adora), depois ela mama para dormir (8:30/9:00), ate ai vai tudo super bem, ela as vezes ainda pede para ir pra caminha dela, depois la para as 2 horas da manha começa o chororo.... e por ai vai... Por fim ela acorda as 6:00/6:30 com a corda toda!!! Bem eu confesso que tb não sei o que fazer para ela dormir melhor, eu estou tentando criar uma rotina e tento chegar na cama dela antes que ela desperte mesmo...
Ah! Quando ela chora as 5 da manha, eu a levo para minha cama!! Eu sei que tem muita gente que acha errado levar o filho para a cama dos pais... mas eu já relaxei... ate pq depois quem tem o dia todo de trabalho pela frente sou eu, e ela não vai querer dormir na minha cama para sempre!!
bjs

Danny disse...

Oi Michele, sua filha é linda, uma princesinha. Tenho uma princesa de 02 anos e 02 meses e ela é minha alegria, minha flor, achei muito legal vc falar sobre a organização, a Nathalia não gosta de guardar os brinquedos de jeito nenhum, mas vc me deu boas idéias de como fazer ela guardar os brinquedos sem reclamar e ainda achar divertido. Sobre o sono, também tenho algumas dificuldades, a Nathalia dorme sempre lá pelas 21:30, dou banho dela, dou a mamadeira, e deitamos num colchão na sala e sempre coloco um filminho pra assistir bem baixinho, sei que não é um bom hábito, mas ela faz um escandalo se eu forçar ela dormir na cama, as vezes ela também acorda durante a madrugada e quer ir pro meu quarto, e eu sempre levo, porque por mais que fique apertado nós 03 na cama, e o mal costume que estamos dando, é tão bom ter ela ali bem pertinho, e depois quando ela crescer não vai mais querer ficar na cama com a gente né, parei de me estressar com isso, é melhor curtir o momento. Um beijo e fica com Jesus. Te espero no meu blog e espero que possamos ser amigas!