segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Medo

Oi, amigas,



Na semana passada, eu disse que o nosso site entraria no ar e que escreveria meu post da semana lá. Mas aprendi que não devemos nos precipitar nesses casos, a construção de um site é que nem obra, nunca fica pronta quando achamos!



O site deve ficar pronto logo, mas não vou esperar, é melhor ir escrevendo por aqui, né? Mas podem deixar que assim que estiver no ar, deixo aqui o endereço, além de mandar por email para todos.



Bem, hoje vou falar sobre uma coisa que vem me preocupando. A Júlia vem demonstrando medo de algumas coisas, e agora aprendeu a falar a palavra medo e usa para se referir às coisas que tem medo.



O primeiro medo que ela demosntrou foi de água do mar. Quando ela era menor, não tinha medo, até gostava. Mas um dia, eu entrei no mar com ela e quando estava saindo com ela no meu colo, uma onda forte veio e me derrubou. Não aconteceu nada com ela, eu caí sentada, mas depois disso ela nunca mais quir entrar na água, não gosta nem de chegar perto, acho que foi o susto, outra palavra que ela também já fala. O Marcio fica decepcionado pois adora mar e queria muito entrar com ela. Mas é só chegarmos perto da água que ela começa a chorar e não quer sair do lugar. Não fica nem no rasinho, e se a água molha o pé dela, ela faz um escândalo. Júlia aprendeu a falar medo na semana passada, agora quando vê o mar, mesmo que estejamos passando de carro, ela fala "má, medo". Mas ela gosta de praia, adora brincar de areia, fazer bolo etc. É só ficar longe da água.



Outro medo que ela está demonstrando é de personagens em festas e teatros. As vezes em que fomos a festas em que havia personagens "ao vivo", ela nunca quis chegar perto, ficava no meu colo, abraçada em mim, vendo de longe. No sábado, eu ia levá-la ao teatro, mas antes da peça, os personagens saem pelo shopping distribuindo panfletos, fazendo comercial da peça, ela ficou com medo, veio para o meu colo e não quis ir de jeito nenhum. Tentei convencê-la, conversei, mostrei os panfletos das várias peças para ela escolher, mas ela não quis entrar, então não insisti mais nem obriguei, respeitei a vontade dela.



Ontem, fomos assistir ao show dos Backyardigans. Expliquei como seria várias vezes. Ela entrou bem na casa de espetáculos. Quando começou, ela estava no colo do pai, e ficou com muito medo, toda tensa e dizendo medo. O Marcio disse que ela nem se mexia. Mas ele foi conversando com ela, mostrando, até que ela viu que eles ficariam lá no palco e se acalmou. Na segunda parte do show, já estava relaxada e curtindo. Mas sempre que comento o show, ela diz "medo". E olha que ela AMA os Backyardigans!



Alguma de vocês já passou por situações assim? Vocês acham isso preocupante ou normal? Vou ficar esperando seus comentários pois estou precisando de uma luz sobre isso.



Ah, hoje não tem foto pois estou com algum problema no meu computador que quando conecto a máquina digital, o computador congela. Já chamei um técnico para vir ver o que está acontecendo.



Beijos e até o próximo post.

9 comentários:

Tatiana disse...

Oi Michele,
Acho que o medo de certas coisas é sim normal. Eu morria de medo de cachorro porque um cachorro me atacou quando eu tinha 3 anos, e fiquei com medo até os 13, quando ganhei um cachorrinho.
Também morria de medo de bate-bola, no carnaval, e não adiantava nada que minha mãe fazia pra esse medo passar.
Uma idéia que você pode tentar é deixar ela brincando na areia o mais perto do mar que você puder, e ir pra água e ficar mostrando pra ela que está se divertindo. Pode até simular uma queda e ficar rindo depois, como se fosse brincadeira.

Beijos,
Tatiana

Érika Kika disse...

Oi Michele

Ainda não tenho filhos mas lembro que passei por duas situações de medo quando pequena. A primeira foi na festa de natal da escola. Quando entrou o papai Noel fiquei apavorada, grudei na professora e não larguei mais e a segunda foi em uma festa que apareceu um palhaço, eu e várias crianças começamos a chorar. Talvez pelo colorido gritante, a voz diferente falando diretamente com a criança, porque foge da normalidade que ela está acostumada.
Bjs

Aline disse...

Oi, Michele!

Eu não sei exatamente o que comentar, mas vamos tentar: tenho duas crianças em casa, uma mto medrosa (o João Pedro) e outra que eu tenho que ficar de olho pela falta de medo (Miguel). No JP colocaram medo de tudo: escuro, bruxa e tudo o mais que vc imaginar. Já fiz de tudo pra tirar o medo dele das coisas, e espero que, com o crescimento, esses medos acabem. Já com o Miguel eu fui bastante radical: proibi até a canção boi da cara preta. Resultado: a primeira vez que fomos a praia ele teve mto medo do mar, mas hoje, não tem medo nenhum, o problema é tirá-lo de lá... rs De repente, o seu tombo realmente pode ter assustado a menininha, dê um tempo a ela pra esquecer... Mas vigie tb se não tem ngm colocando medo nela nas outras coisas, pode ser até amiguinhos da creche, enfim. Lembro que qdo eu era criança fiquei sem dormir por quase uma semana pq minha irmã tinha me dito q se eu pensasse em Joana D'arc a noite, ela saia do espelho e vinha me matar. Sorte que meu pai percebeu que eu andava zuretinha de sono durante o dia e resolveu me perguntar o que se passava... E esclareceu tudo, contando a verdadeira história de Joana D'arc.
O que me deixa mais curiosa com esta história que vc contou é: onde ela aprendeu a palavra medo? E como conseguiu assossiar a palavra ao sentimento. Acho a Júlia mto novinha pra já sentir um medo tão grande a ponto de expressá-lo verbalmente, vc não acha? Bem, comece a perguntar tb (na verdade é mais observar pq nessa idade eles não tem respostas claras e elaboradas... rs) do que ela tem medo e se questione o porquê. O do mar é fácil, vc já sabe. Dê um tempo, simule uma queda e ria, como sugeriu a Kika. Dos bonecos, que tal providenciar uns bonecões, tipo João bobo, para que ela possa se aproximar e ver que eles não fazem nada?, ou então, que tal comprar umas máscaras? Vc as coloca e, se perceber que ela se assustou, vc tira e diz: é só a mamãe, viu?! E toma-lhe beijos e cócegas!
Bem, acho que é isso, basicamente preste atenção nas pessoas que rodeiam a Júlia, com certeza ela está espelhando o medo de alguém, ou colocado por alguém.
Beijos,
Aline

Flávia disse...

Oi Michele!
Por enquanto a Larissa(1 ano e 7 meses) não tem medo de quase nada...acho que nem conhece essa palavra. Eu tenho até que ficar de olho, pois ela é completamente sem noção!!!
Ela não gosta de ficar muito perto desses personagens vivos...gosta de ver de longe , nos aviversários, festas e tal...mas uma vez tentei tirar foto do personagem com ela no colo e ela detestou!!! A foto ficou horrível, com ela berrando!!! Aí não tentei mais...Mas de longe ela adora...TB fomos ao show do Backyardigans, fomos no sábado...ela adorou!Até me surpreendeu...achei que ela ficaria inquieta, mas ficou super concentrada!
Realmente, a palavra medo deve ter entrado no vocabulário da Júlia de alguma forma...talvez até na TV! Ouviu alguma coisa...alguma historinha...Mas com o tempo e vc conversando com ela vai passar!!!
Beijos,
Flávia.

Danny disse...

Oi Michele, acho que é normal a gente ficar angustiada com os medos dos nossos pequenos, mas acho que os medos que a Julia tem é normal, a Nathalia também tem medo do mar, fomos pra praia quando ela tinha 07 meses e ela foi super bem, brincou na areia, entrei com ela no mar e tudo, mas quando voltamos e ela já tinha um ano e pouco(aki é muito frio para estar sempre indo pra praia, rs) ela ficou com medo do mar e não quis brincar na areia, e quando a areia sujava ela um pouco ela chorava, esses tempos fomos novamente e ela brincou na areia mas não quis saber do mar.
Ela não é muito medrosa, pega em qualquer animal, tenho até que cuidar, porque adora cachorro, mas está tendo um medo que não sei de que forma vou tirar, ela está com medo de fazer cocô no vaso, tirei ela das fraldas, mas nesse processo ela ficou ressecada e pegou medo de fazer cocô no vaso, ela faz xixi na fralda, pede e tudo, mas quando quer cocô ela pede a fralda, ela diz: - Quero fazer cocô na fralda!!!
Depois que acaba de fazer ela fala: - Pronto, pode tirar mamãe, já "feiz"!
Já tentei de tudo pra ela perder o medo e nada, não sei mais o que fazer, já estamos nessa faz 02 meses.
Acho que temos que relaxar e esperar essas fases passar, só espero que passe logo. Bjs!

Tati disse...

Nossa Michele tenho estado tão ocupada, que faz tempo que não leio, comento sobre o blog.
Olha acho super normal medos de criança.
O meu mais velho odiava Papai Noel, morria de medo. Acho que o ano passado, com 5 anos, foi a primeira vez que consegui tirar foto dele com o Papai Noel no shopping. Já o mais novo nem teve problema com papai noel. O mais velho tb nunca gostou de bonecos ao vivo, muito menos de palhaços. Ele até hoje fala que não gosta.
Em compensação não tem medo de mar, de altura, de pular, de fazer coisas arriscadas.
O mais novo não tem medo de personagens, mas demorou muito pra gostar de piscina e de mar. E é muito mais cauteloso com coisas arriscadas.
Então cada criança tem seus medos. Com o mar, é só dar tempo ao tempo, que a Julia vai esquecer. Agora com os bonecos pode ser que ela não goste mesmo. O meu mais velho, o César, não gosta, não adianta. Hoje não tem aquele medão, mas não gosta de chegar perto, fazer o quê.
Acho que a gente não pode deixar os filhos serem apavorados, mas ter medo é normal. Eu morro de medo de montanha-russa e fala isso para os meus filhos. Não gosto, tenho medo, é minha limitação. Agora tem medos que a gente ensina os filhos a encarar.
Como diz um ditado americano (tenho até um imã de geladeira em casa). "Courage is fear that has said its prayers."
Beijos Tatiana

Marcela Mannheimer disse...

Oi michele,
A minha filha de quase dois anos está passando por essa fase e começou a agravar justamente eta semana que vc postou este tema. Tb estou preocupada.
ela adorava cachorro e agora morre de medo de todos.
Quando vai começar um filme ela começa gritar "medo". Grita muito dormindo, tem muito pesadelo. Espero que seja apenas mais uma daquelas fases que Nós mães temos que superar com os nossos filhos.
bjs

Tiruliru disse...

Oi, Michele,
Sou eu, Mariana Junqueira, mae do Pedro. eu tinha um blog aqui mas acho que perdi o login, tive que criar esse novo ;-)...
Bem, essas situacoes quevc ta vivendo eu nao estou passando ainda com o Pedro. Sim, ja passei por algumas cituacoes em que interpretei que ele estava com medo, mas nada demais....
Ele fala muito pouco ainda, ate que agora tem falado mais, mas seu vocabulario eh restriro comparado as amaiguinahs que ele tem da mesma idade... As meninas falam muito mesmo rsrsrs!!

Bem, passei aqui so pra dizer que fiquei esperando o email seu com novo endereco do blog... achei que vc o tivesse perdido!! Continuo acompanhando sempre que possivel!!

bjs

Mariac disse...

Oi Michele,
Bem posso compartilhar com você essa história do medo porque Marina também usa a palavra "medo" para expressar seus sentimentos nos momentos em que está insegura! Ela tem medo do cachorro da minha irmã que é muito pequenininho mas que late muito alto e ela se assusta com ele. Ela teve muito medo do lobo mau no teatrinho dos três porquinhos, em uma festa que fomos. Tivemos que sair de perto, e era só um teatro de fantoches. Acho incrível a percepção desses pequenos, a primeira vez que ela viu o DVD da Branca de Neve, quando apareceu a Madrasta, Marina gritou: "O mau não mamãe, o mau não!". Eu também percebi que ela usa a palavra medo quando não quer tentar fazer alguma coisa.
Não acho cedo para elas associarem a palavra medo com o sentimento, elas nos surpreendem falando tantas coisas que nem sabíamos que elas já tinhas elaborado. Marina por exemplo reconhece as cores azul, amarelo e vermelho e nós não ensinamos isso a ela mas, ficamos falando vamos brincar com a bola amarela, vamos vestir o casaco vermelho, olha o ônibus azul passando, etc. e eles fazem a associação.
Eu acredito que não precisamos colocar medo nas crianças, elas vão ter os seus próprios sem precisar de ajuda para isso. Eu fui uma criança muito medrosa por causa de meus irmãos e minha mãe que achavam que assim iam me impedir de fazer o que eles tinham preguiça de explicar ou onde eles tinham preguiça de me levar. No final os meus medos irritavam a eles, que reclamavam de como eu era medrosa. Por esses motivos não deixo ninguém colocar medo na minha filha, quero que ela cresça e descubra as coisas no seu tempo.