segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como anda a Júlia


Oi, mamães,

Hoje vou falar da Júlia, já faz um tempinho que não conto as novidades dela.

Neste último mês, o desenvolvimento dela foi visível, impressionante. Ela está muito mais solta, mais simpática com as outras pessoas, menos dependente e se comunicando bem melhor. Até acredito que o fato de ela estar se comunicando melhor tenha lhe dado mais confiança e tenha ajudado no desenvolvimento nas outras áreas também.

Na área da linguagem, ela está naquela fase papagaio, repete tudo que escuta, até na televisão. É claro que repete do jeito dela, no caso, o final das palavras, mas fica claro que está testando os sons, reconhecendo-os, tentando reproduzi-los, às vezes repete a palavra mais de uma vez de formas diferentes. Uma coisa engraçada é que ela já conhece os comerciais do Discovery Kids, então ela já sabe o que vão falar e fala junto. Faz a mesma coisa com músicas, fala as palavras que conhece e sabe na hora em que vão aparecer.

As pessoas que não convivem com ela ainda não entendem bem o que ela quer, mas ela está tentando, está no caminho de construção da sua linguagem, e faz isso acertando e errando, como acontece com todas as outras construções que fazemos pela vida. E como em todas elas, é importante que não tenha medo de errar, que aprenda com o próprio erro.

Na área social, ela está mais solta, menos tímida. Quando vamos a uma festinha, ela já chega andando, segurando o presente, já começa a explorar o ambiente, a procurar brinquedos, novidades, sempre pede para ver a mesa, anda no meio das pessoas, vai aonde quer sem precisar ficar de mão dada comigo. Isso me deixa muito feliz. É muito chato quando a criança vira um "bichinho do mato", como costumamos dizer. Mas mais do que chato, acho que a criança que não consegue se soltar sofre pois gostaria de ir e não tem coragem. Espero que ela continue se tornando cada dia mais independente.

A Júlia sempre teve uma característica de não gostar de ficar sozinha, de não querer brincar sozinha. Ela continua assim, mas às vezes quando estou no quarto dela e vejo que está se distraindo com alguma coisa sozinha, deixo, não interfiro, pois acho importante ela saber se divertir sozinha.

Na escolinha, ela está cada dia melhor. Quando as aulas voltaram, ela chorou um pouquinho alguns dias, até que em um determinado dia, levou um brinquedo para lá e entrou superbem, animada, doida para mostrar o que tinha levado. A professora também sentiu isso, percebemos o quanto ter um objeto de casa com ela na escola a deixou mais segura, por isso, desde que percebemos isso, ela escolhe um brinquedo ou livro ou qualquer outra coisa que queira levar para a escola todo dia. Sempre antes de sairmos, vou com ela para o quarto e ela escolhe. E isso ajudou em outra coisa que também estava atrapalhando na hora da entrada: ela costumava dormir no carrinho e quando chegava lá acordava de mau humor. Agora ela vai acordada, segurando o brinquedo, doida para chegar e mostrar para todos. Quando chega lá, pula do carrinho e vai correndo mostrar, feliz da vida.

Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela também está ótima. Sempre percebo as associações que ela faz, lembrando de coisas que já aconteceram, ou que ela viu ou escutou ou falei para ela. A Miriam, que tem me ajudado com ela, diz que nunca viu uma criança tão inteligente! É claro que rola um exagero, mas ela está realmente muito esperta.

Na área motora, ela não podia estar melhor. Todas as mães que convivem com ela desde bebê sempre notaram seu bom desenvolvimento motor. E hoje percebo que ela tem um bom desevolvimento tanto dos grandes músculos quanto dos pequenos. Ela tem o andar muito firme, corre o tempo todo, pula, dança, e também faz todos os movimentos menores, com os dedos, o movimento de pinça, para pegar as coisas. Ela consegue pegar coisas pequeninhas no chão, pega várias coisas ao mesmo tempo, e segura no lápis direitinho com as duas mãos. Quando estamos brincando de desenhar e estamos com algum livrinho de pintura, ela especifica a parte que vai pintar. Por exemplo, diz "pé" ou "mão" ou "beça", e vai com o lápis direitinho naquela direção, é claro que não consegue pintar dentro da linha (já era pedir demais, né?) mas pinta por perto.

A única coisa que ainda percebo é que ela não interage muito com crianças da sua idade, mesmo com as que conhece e convive. Ela ainda prefere interagir com os adultos ou crianças maiores. Sei que isso é normal, mas como vejo algumas crianças da idade dela começando a interagir com os outros, fico um pouco ansiosa; mas também sei que cada criança tem seu ritmo. Não posso dizer que ela não interaje, às vezes brinca um pouquinho, mas ainda prefere ficar sozinha ou com um adulto, o que é normal pois ainda não quer dividir os brinquedos nem a atenção dos adultos. Mas ela conhece todos os amiguinhos pelo nome, fala do jeito dela e fica feliz quando os vê. Adora ver as fotos em que está com eles. Quando pergunto quem vem ao aniversário dela, ela fala o nome de todos eles. Uma gracinha!

Esta fase em que ela está é realmente uma delícia! Estou curtindo tanto! É cada dia uma descoberta, uma novidade. Ela está descobrindo o mundo, interagindo com ele, fazendo suas escolhas, decidindo o que gosta e o que não gosta. Estou cada dia mais encantada!

Bem, espero não ter parecido muito coruja no post de hoje.

Vou ficar esperando os comentários de vocês, contando sobre o desenvolvimento de seus baixinhos.

Beijos e até o próximo post.

PS: Já ia esquecendo de dizer, o nosso site está quase pronto. Acredito que daqui a uma ou duas semanas, já estaremos no nosso cantinho!

13 comentários:

Unknown disse...

Michele
Com Sophia percebo a mesma coisa! O mais impressionante é que ela tb prefere brincar com crianças mais velhas!! Agora ela tem muito ciúmes das coisas dela... não gosta de emprestar de jeito algum... e olha que ela ta na creche e super sociável!!
Um beijo
To ansiosa para ver o novo cantinho!!

Mariac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariac disse...

Michele,
É muito gostoso ver a Julia crescendo aqui pelo blog e a Marina crescendo aqui em casa também! É tão engraçado poder ouvir a vozinha da Marina tentando se comunicar. Ontem eu a chamei para jantar e ela me respondeu "inhando mamãe!". Ela estava desenhando e não quis vir naquele momento. Fiquei parada, rindo a toa, vendo aquele pingo de gente me dizendo o que quer e o que não quer fazer!
Muito legal também é ver você dizendo que esta fase da Julia é uma delícia! Em todos os posts que você fala dela, sempre repete essa frase, porque realmente todas as fases que passamos com elas são uma delícia! São elas descobrindo o mundo e a gente descobrindo como é bom ser mãe!!!

AnaCarraro disse...

Michele! A Júlia está com que idade??? Uma pena que o blog do globo saiu do ar, gostava de olhar as fotos dela de quando ela tinha a mesma idade que a Antônia tem agora (1 ano e 4 meses) pra "comparar" o desenvolvimento das duas. Mas estou passando por uma situaçao nova com Antônia... estou tirando o peito. Ela andava comendo pouco, dormindo muito mal... só queria mamar. Pensei ser uma idade boa pra isso... a médica dela disse que nem nutricional nem afetivamente ela precisa mais da teta. Mas daí, lendo os comentários do seu último post, li alguém que falou assim "sinto a presença de Deus quando volto atras na decisão de tirar o peito do Antônio..." me deu uma dor no coração, insegura por estar podendo fazer a coisa errada. Mas cada dia tenho a certeza de que está na hora! Antônia precisa se libertar um pouco de mim. Sabe que está sendo super tranquilo! Essa noite ela dormiu a noite toda, coisa que não fazia a uns 6 meses!
Bem!!! Só pra contar minha experiência...
Um grande bj pra ti e a Julia!

Liu Paim disse...

Oi Michele,
O Antonio tb não interage mto com pequenos. Ele faz festa qdo vê, mas tá meio egoísta na hora de brincar. Ainda não está na escola, espero q qdo entrar mude um pouco... Qto ao desenvolvimento, tá mto parecido com a Julia, tanto na linguagem, qto na parte cognitiva e motora. Acho q o discovery kids ajuda mto, ele começou a falar várias coisas q ouve lá, tipo: "uau" (outro dia levei numa galeria de arte e ele entrou dizendo uau!!!), "sim, sim", os nomes dos personagens e tb completa as músicas, principalmente do Hi-5.
É bom demais ver seu desenvolvimento.

Liu Paim disse...

Ah, depois se vc quiser ver ele comendo amora, pus a foto no meu blog. Bjos!

Liu Paim disse...

Recado para Ana Carraro!!! Oi ana, q bom q vc tá conseguindo... eu tb acho q está na hora, mas tô tendo dificuldades...depois se vc puder me mandar um email com suas técnicas... seria legal tentar algo novo por aqui. bjos, Liu

Danny disse...

Oi Mi, eu também curto cada fase, é tão bom. A Nathalia também é muito esperta, gosta de dançar, cantar, pular, não para quieta um minuto, está bem falante e nos surpreende com as coisas que fala, um sarro, e quando percebe que está chamando a atenção ai é que se exibe mais. Ela gosta muito de brincar com os amiguinhos, as vezes rola uns stress por causa de brinquedo, mas isso é normal, ela tem uma amiguinha que se chama Esther e as duas se amam, ontem ela me disse que bateu no Luciano (amiguinho da creche) e quando perguntei porque ela tinha batido no amiguinho, ela disse que bateu nele porque ele chutou a Estherzinha.
Imagine só a cena.
Essas crianças são um sarro mesmo. Te espero no meu blog. Bjs!

Mariac disse...

Olá anacarraro e liu,
Sou a Maria mãe da marina e também estou querendo tirar o mamá da marina mas, estou tendo muita dificuldade até para diminuir! Ela faz a maior chantagem comigo, berra, chora e se descabela. Acho que está na hora mas não tô cnseguindo sem ajuda. E o papai, a vo~vó, o vovô não me ajudam muito porque ficam com pena dela! Vocês poderiam compartilhar comigo as suas técnicas também? Podem falar comigo por email ou pelo orkut. É que eu não tenho blog nem msn!
Bjos

Anônimo disse...

Michele, mães que não são corujas só podem pertencer a outro mundo mesmo. Quando somos mães e amamos nossos filhos, não tem jeito. E mais forte do que a gente. Continue assim, essa mãe de primeira mas com tantas coisas boas que está realmente tirando de letra. parabéns. beijos

Anônimo disse...

Oi, Michele! Tb estou amando a fase das descobertas pela qual Bernardo está passando mas as manhas dele quase me tiram do sério! Como diz a música:"pirraça pai, pirraça filha, eu tb sou da família tb quero pirraçar..." Como nos mudamos há pouco de estado e estamos longe de todos, estou dando um desconto mas gostaria de saber se com outras crianças dessa idade (2 anos) é assim tb.
Bjs

Unknown disse...

Aproveitando seu post coruja de hoje, aproveito p/ corujar o meu Kenzo tbém, hehe:-)
Eu estou simplesmente amando essa fase dele (1 ano e 3 meses),até comentei isso c/ meu marido! Como eles se desenvolvem em tão pouco tempo, incrível!
Assim como a Júlia, Kenzo ele tbém já conhece as músicas dos programas que assiste, ñ canta a letra, mas faz a melodia! Adora o clipe do patinho da Xuxa, fala quack quack e faz o sinal c/ a mão, a música soco soco tbém, ele bate as mãozinhas de lado uma na outra, adora Rihanna e enrola a língua "cantando" numa parte em que ela mais recita do que canta, tipo como é em inglês, p/ ele o som é assim (será que deu p/ entender o que eu quis dizer?rs), tbém segura a caneta direitinho (só c/ a mão esquerda) pega um papel perdido e vai escrever! Bom se eu for contar td fico o dia inteiro escrevendo, hehe... mas o que mais me impressionou foi que ele começou a avisar qdo faz cocô, msm antes de fazer ele fala baixinho "co..co", sei que ñ adianta p/ nada agora, mas espero que seja um bom sinal pra um desfralde tranqüilo.
Outra coisa que melhorou,foi que Kenzo voltou a dormir a noite inteira!! Ele estava acordando várias vezes a noite querendo mamar (mama no peito ainda) e isso estava acabando comigo, aí resolvi dar um basta, deixei chorando, mas a cd vez ia lá e explicava que a noite era feita p/ dormir, que mamãe precisava descansar, que de manhã eu dava de mamar, etc... e ele entendeu! 3 dias foram suficientes, c/ recaídas claro, mas agora qse 1 mês depois, ñ acorda mais!!! Achei que seria mais difícil do que foi:-)
Nessa parte ele está mto desenvolvido, em compensação na motora, hehe... ainda ñ anda e acho que vai demorar! Apoiado ele anda, sobe, desce, fica em pé sozinho, mas nada de sair do lugar, rs! Mas dar tempo ao tempo, né?
Desculpa o comentário enorme, mas compartilhar essa fase dele é uma das coisas que eu mais gosto atualmente, tô adorando mesmo!!!
Você tem razão de ser coruja, pois a Júlia é mto esperta mesmo p/ idade! Adoro qdo você conta dos progresos dela:-)
Beijo

Anônimo disse...

Olá lendo alguns blogs cheguei até o seu, Parabéns por sua filhinha ela é mt inteligente, é normal nesta fase a interação ser com pessoas maiores mesmo, mas na escola as coisas vão melhorando a cada dia, o brinquedo é ótimo mesmo pra criança se sentir um pouquinho em casa e ficar feliz em ambiente escolar, isso ajuda muito!As coisas que escreve mostra que é mt atenta e dedicada ao desenvolvimento dela!

Parabéns e fiquem com Deus